Casa DLC
O Projecto está localizado numa aldeia na costa sul da Ilha da Madeira. A casa tradicional madeirense pertencia à família do dono de obra, construída em pedra de basalto, com cobertura em telha e implantação quadrada. As traseiras da casa estão enterradas, como é comum na Madeira, devido à topografia inclinada da ilha.
A casa principal tem a volta dos 80 anos, onde foram construídos pequenos anexos ao longo do tempo.
A casa não servia mais para a família e a nossa tarefa era projectar uma ampliação e reorganizar o interior da casa, mantendo ao máximo possível o existente.
A vista mar para sudeste, a exposição solar, a estrutura existente e os afastamentos mínimos a respeitar em relação aos limites da propriedade definiram a implantação da nova construção quase imediatamente.
Uma das ideias principais do projecto foi a criação de um pátio nas traseiras da casa, de maneira a criar vistas e espaços exteriores diversificados.
Embora este espaço não ofereça a vista mar da frente da casa, tem bastante uso nos dias ventosos.
A extensão nova contem a área de sala de estar e jantar, o anexo da transição, provavelmente dos anos 80, contem a cozinha e uma pequena casa de banho social. Na parte antiga da casa mantêm-se os dois quartos, uma casa de banho nova e um espaço de arrumação.
A ampliação não imita o estilo tradicional madeirense, tendo antes a sua própria identidade, claramente visível através da escolha contemporânea de materiais e sistema de construção: a estrutura no sistema LSF (Light Steel Framing), revestido com placas de aglomerado de cortiça e réguas de madeira.
Arquitectos Dirk Mayer, Susanne Selders, Elizabeth Nobrega