Casa OVV

Casa OVV


Casa OVV é uma moradia uni familiar, distribuída em dois pisos num terreno relativamente estreito de aprox. 850 m2 na Calheta, na costa Sudoeste da Ilha da Madeira.

O conceito arquitectonico foi desenvolvido principalmente para desfrutar o estilo de vida subtropical da ilha, oferecer amplos espaços exteriores cobertos e abrir espaços interiores, através de grandes vãos envidraçados, para a piscina, jardim e vista sobre o Oceano Atlântico.

Cozinhar e jantar em conjunto é algo essencial na vida familiar e social dos proprietários. Assim sendo, estes espaços localizam-se no sitio com melhor vista e com grande ligação à sala de estar e espaços exteriores.

Os alçados laterais compridos são interrompidos por dois pátios, um de cada lado, introduzindo luz para a zona central da moradia, permitindo ainda a vista sobre o céu.

Os três quartos encontram-se no piso superior, todos oferecem vista mar, lavatório, duche e WC privativo. As Casas de Banho foram desfragmentadas: o lavatório, dentro do quarto, separa-se deste apenas por uma cortina de ripas de madeira e os chuveiros são iluminados pelas janelas que dão para os pátios centrais. A banheira da quarto principal oferece ainda vista para o mar.

O declive acentuado do terreno e o acesso à propriedade através de uma cota superior faz com que a garagem se localize no piso superior, tendo acesso ao resto da moradia através da escada central. Outra alternativa de entrada pedonal é feita através de uma larga escada exterior, ao lado do edifício, a partir da qual se acede à porta de entrada no piso inferior.

Os materiais são todos em tons quentes de terra e madeira, em contraste com o azul do mar.

A construção é uma estrutura em betão armado com paredes em blocos de betão, com isolamento térmico exterior em placas de 60 mm de aglomerado de cortiça.

Arquitectos Dirk Mayer, Susanne Selders, Elizabeth Nobrega

publicado em ArchDaily

publicado no journal Atrium 2019/11