Casa PEC
O programa consistia na remodelação de uma moradia geminada com um piso único e no acréscimo de um piso superior. Do ponto de vista regulamentar, apenas era possível manter um afastamento de 3m em relação ao limite, incluindo no interior da moradia e por essa razão apenas uma parte da volumetria poderia ser ampliada.
O objectivo era criar uma arquitectura que fizesse parte do edifício original, tendo em conta que este seria mantido parcialmente, mas em simultâneo dar um paço em frente no sentido de criar um aspecto mais contemporâneo à construção nova, distinguindo-a da pré-existência.
A solução foi simplesmente elevar a forma da cobertura existente à altura de um piso, criando um terraço largo em balanço sobre o piso inferior.
A alteração de material exterior, de reboco branco para painéis de cortiça e as janelas horizontais compridas proporcionaram uma expressão dinâmica mais pronunciada em relação ao existente.
O terraço em balanço, funciona como cobertura exterior e fornece sombra para os vão envidraçados largos para o espaço exterior em frente da sala. A aldeia de Caniço na ilha da Madeira tem um clima muito suave durante todo o ano, por isso, este espaço exterior coberto é um foco para a vida familiar.
O piso inferior foi concebido como espaço único e aberto onde existem os espaços de cozinha, a área de jantar e de estar, de onde se pode desfrutar da luz dos jardins verdes e da vista sobre o mar entre as árvores e os edifícios envolventes. Oferece ainda um quarto adicional e casa de banho social, no entanto, os quartos principais encontram-se no piso superior, com maior privacidade e com um terraço privativo com vista sobre o mar mais ampla.
Estava previsto a demolição parcial do edifício no piso inferior e a construção do piso superior com recurso a uma estrutura em aço leve galvanizado. Esta demolição limitava-se a algumas paredes interiores, no entanto, a estrutura original revelou-se frágil, fazendo com que toda a casa fosse construída dessa forma.
Arquitectos Dirk Mayer, Susanne Selders, Elizabeth Nobrega
Certificado Energético A+
publicado em ArchDaily
publicado em Archello
publicado em AECcafe.com